7 conselhos para um projeto VMI bem-sucedido

 

7 conselhos para um projeto VMI bem-sucedido

O Vendor Managed Inventory (VMI) ou Estoque Administrado pelo Fornecedor (em português) é um processo colaborativo em que um cliente faz parceria com um fornecedor para melhorar o desempenho de seus abastecimentos.

O sistema depende da disponibilidade de informações de um distribuidor ou indústria sobre vendas e movimentos de estoque. O fornecedor calcula as previsões de consumo que são ampliadas usando diferentes variáveis: estoque, sazonalidade, venda, clima, planos de transporte etc. Por fim, uma proposta de pedido é calculada e enviada ao cliente.

Existem vários benefícios no uso do VMI. Estes são quantificáveis e divididos igualmente entre duas partes. Alguns exemplos incluem baixos níveis de estoque, rotatividade aprimorada, menos rupturas, maiores volumes de vendas e serviços de logística e transporte a uma taxa reduzida, apenas para citar alguns. Os níveis de estoque podem cair em até 30% e as rupturas de 20 a 25%. Quanto aos custos de transporte, espere quedas de 5% a 10% e um volume de vendas 2% maior.

O processo de gerenciamento compartilhado diz respeito principalmente a produtos com alta rotatividade, como bens de consumo em movimento rápido (FMCG). Também pode ser necessário lidar com um volume significativo - 40 a 50% - para aproveitar ao máximo o VMI. Por fim, a escolha dos clientes é fundamental ao selecionar com quem o compartilhamento será possível. Eles podem ser clientes estratégicos com volumes e perspectivas compartilhados no curto e no longo prazo.

POR FAVOR PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA RECEBER O ARQUIVO POR E-MAIL

Compartilhar