734_264_logo_apcmc.png

Projeto EDI - Eletronic Data Interchange


Digitalização de processos de négocio no setor dos Materiais de Construção
No âmbito da crescente evolução tecnológica e digitalização das empresas, a APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, pretende dinamizar as boas práticas no setor através da implementação de tecnologia e serviços digitais, nomeadamente o sistema EDI - Electronic Data Interchange.

Este projeto visa automatizar os processos de negócio e gestão de fluxos de informação (encomendas, faturas, notas de crédito/débito, avisos de expedição, etc.) entre a comunidade de fornecedores e distribuidores do setor dos Materiais de Construção, através da transmissão eletrónica de dados via EDI - Eletronic Data Interchange.


A Generix Group, especialista em transações eletrónicas de dados e gestão de fluxos de informação, com mais de 25 anos de experiência, é o parceiro da APCMC neste projeto.

Se pretende implementar um Projeto EDI e/ou tem um pedido de informação, preencha o formulário e entraremos em contacto consigo.




Preencha o formulário para ser contactado(a)

Desmaterialize os processos de negócio da sua empresa
Conheça o projeto e a tecnologia EDI em detalhe
Apresentação do Projeto 

Na sequência dos desafios do método convencional de comunicação entre fornecedores e distribuidores do setor dos materiais dos construção, a APCMC, em parceria com a Generix Groupdesenvolveu uma norma, estrutura de dados e protocolo de comunicação segura dos dados, com o objetivo de uniformizar e padronizar o modelo de comunicação atual do setor.

Este passo para a digitalização dos processos de negócio, tem por objetivo ajudar as empresas do setor a automatizar as tarefas administrativas em torno da conferência e registo manual dos dados em sistema, potenciando ganhos de eficiência e uma melhor gestão dos recursos. No âmbito deste projeto, está prevista a implementação de um conjunto de mensagens standard, a serem transacionadas entre os vários parceiros de negócio através do sistema EDI - Electronic Data Interchange.

Através de uma única implementação o distribuidor/fornecedor prepara o seu sistema para se interligar a uma comunidade significativa de parceiros de negócio aderentes a este protocolo de comunicação, massificando assim as transações eletrónicas neste setor de atividade.

PT-Ilustração-Projeto-EDI-APCMC.png
O que é o EDI? 

O EDI - Electronic Data Interchange, é um sistema de comunicação que permite transacionar documentos eletrónicos (encomendas, faturas, avisos de expedição, notas de crédito/débito...), num formato standard e de forma estruturada, entre os diferentes sistemas de gestão das empresas que participam nas relações comerciais.

Integração do EDI no Sistema de Gestão (ERP)

Para apoiar as empresas do setor dos Materiais de Construção, na sua jornada de transformação digital, a Generix disponibiliza soluções em arquitetura SaaS - Software as a Service completamente automatizadas e integradas com o seu software interno de gestão (ERP), para que possam implementar os Serviços EDI de acordo com as suas necessidades.

EDI integração ERP.jpg

O que muda na sua empresa?

A implementação do Sistema EDI proporciona-lhe inúmeras vantagens:

  • Redução de custos administrativos e operacionais;
  • Qualidade de dados nas transações eletrónicas; 
  • Eliminação de erros operacionais;
  • Rapidez e fiabilidade na comunicação e conferência automática de dados;
  • Maior segurança e confidencialidade na comunicação de dados;
  • Melhoria dos prazos de recebimento;
  • Melhoria da relação com o cliente.

Leia também  "O EDI no setor dos Materiais de Construção"

"Encomendas feitas por telefone, faturas recebidas por email e validação manual de documentos são exemplos de tarefas que ainda fazem parte do dia a dia de muitas empresas que operam no setor dos materiais de construção – sobretudo nas organizações de menor dimensão e de cariz familiar. Este modelo convencional traz muitas ineficiências operacionais e constituem uma barreira ao desenvolvimento dos negócios, consumindo tempo e recursos, ao mesmo tempo que aumentam a probabilidade de ocorrência de erros (...)" 
(continuar a ler o artigo)